Entre os dias 25 e 28, o espaço da Funarte, em Campos Elíseos (SP), abre suas portas para um evento que combina esporte, música, dança, teatro, grafite e ecologia. O FunArt Skate, Arte e Cultura vai mostrar que a modalidade não é apenas um estilo de vida, mas sim uma ferramenta de transformação social.  O público vai poder saber um pouco mais sobre o universo do esporte, curtir os artistas que fazem sucesso no meio e ainda participar de oficinas, de apresentações de balé e rodas de conversa. O evento é uma parceria do Instituto Bob Burnquist com a Funarte e, ao longo de 2022, terá edições em Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

O FunArt acontece das 14h às 20h, na sede da Funarte, na Alameda Nothmann 1.058. A programação é para todos os gostos e idades, de olho não apenas nos fãs de skate, mas também em quem só descobriu o esporte agora, com o sucesso da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio. 

Veteranos e novatos poderão aproveitar as apresentações de dança e música africana ou conhecer melhor a cultura hip hop em todas as suas vertentes: rap (ritmo e poesia), grafite,  Dj’s e Mc’s, e street dance. Outros ritmos também estão na programação. A História do Brasil, por exemplo, será contada em um show com sambas-enredo das maiores escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Também será possível assistir a um espetáculo do prestigiado Ballet Stagium ou acompanhar o trabalho dos grafiteiros que vão colorir muro, fachadas e corredores da Funarte, em uma intervenção artística ao vivo e a cores. Em termos de legado, o festival deixará ainda cinco canteiros de hortas, que serão plantadas pelos participantes das oficinas de agroecologia.

O próprio Burnquist participa de uma das rodas de conversa e, lógico, vai mostrar suas habilidades na rampa especialmente construída para o evento.  Por sinal, a rampa estará aberta  das 15h às 16h e das 17h às 19h, para os skatistas, que quiserem dar um rolê por lá. Um programa imperdível.