A oficina “do Sonho à Pratica” será realizada pelo Instituto Nova Era e tem por objetivo primário aproximar o público presente no evento com o tema da agricultura urbana, de modo que o sonho de se alimentar com qualidade e viver cada vez mais próximo dos elementos naturais se concretizem na prática através de oficinas locais. O conceito chave utilizado nesta oficina será o da agrofloresta, o qual revela um novo entendimento sobre a dinâmica da natureza. Como ação, pretende-se implantar canteiros de hortas junto ao público, ensinando desde o preparo da terra, organização do plantio, plantio e futuros manejos. 

Esta atividade pretende construir 4 canteiros de alvenaria nas mediações da FUNARTE, com medidas de 3,0 x 1,2 m. Dessa forma, para além da oficina, será construído um legado o local pensando no usufruto dos colaboradores locais e visitantes.

Será implantado 1 canteiro por dia com ínicio das 14:30h até as 18h. Seguindo a programação do evento, serão implantados 4 canteiros no total. Para a etapa de sensibilização do público, contaremos com um estande informativo onde teremos materiais agroflorestais e mudas para a doação junto de um instrutor. A partir da sensibilização com o público no local, será realizada a mobilização para o início da atividade prática através de dinâmicas e conteúdos ligados ao tema. Por fim, todos os envolvidos colocarão a mão na terra para vivenciar a experiência de plantar seu próprio alimento e visualizar que é possível produzir, de forma saudável e limpar, parte de nosso alimento e nos conectarmos a ele.

Inscreva-se aqui para participar

A Oficina será aberta com uma roda de diálogos, com perguntas geradoras de impacto e desenho do canteiro, com espécies de flores comestíveis, hortaliças e tubérculos (calêndula, capuchinha, cosmos, hibisco, alface, rúcula, salsinha, cebolinha, couve, brócolis, beterraba, cenoura, mandioca, inhame, rabanete, almeirão…), será realizado o plantio e a finalização é através de uma dinâmica cooperativa.

Sobre o Instituto Nova Era – Organização da Sociedade Civil (OSC), do Terceiro Setor, sediada em Ribeirão Preto/SP. A instituição desenvolve e fomenta projetos que vão de encontro a ações regenerativas e sintrópicas, partindo para uma transformação que se inicia com o desenvolvimento do indivíduo e o envolvimento do ser humano com a natureza.

Atualmente o INE alimenta ações concretas nas áreas da agricultura e meio ambiente, destacando a Agricultura Sintrópica e as técnicas agroflorestais como um importante elemento de transformação no campo. Apoiamos ainda projetos comunitários em meio a Floresta Amazônica, fazendo uso de metodologias colaborativas para o envolvimento e o empoderamento comunitário. Outro importante eixo institucional é a valorização da cultura, onde busca-se o fortalecimento das culturas imateriais locais, ancestrais, afro-brasileiras e de povos marginalizados.

Tendo em vista que a dinâmica entre o INE e as comunidades, povos e grupos seja através da construção de parcerias, é notório a importância de se pensar projetos com estruturas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a autonomia local. Para tanto, construímos ações voltadas para as dimensões sociais, ecológicas, culturais e econômicas

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.